História
1970
Construção da rodovia Rio-Santos permitiu valorização urbana através da ocupação de áreas, até então inacessíveis, para construção de residências de finais de semana e férias.
1940
Inicio de construção de loteamentos nas orlas marítimas.
1914
Conclusão da Estrada de Ferro Central do Brasil o que permite um ligeiro progresso econômico devido a exportação de bananas.
1892 a 1914
Mangaratiba tem a economia estagnada.
17/12/1892
Mangaratiba volta a ser restabelecido como município.
1892
Com a construção da Estrada de Ferro Pedro II (ligando Rio de Janeiro e São Paulo) e a abolição de escravatura, Mangaratiba entra em decadência sendo extinto no dia 08/05/1892.
1857
Inauguração da Estrada Imperial – considerada a primeira estrada de rodagem do Brasil. A estrada foi inaugurada por Dom Pedro II.
1831 a 1892
Mangaratiba torna-se importante porto escoador de café e de desembarque de escravos
11/11/1831
Mangaratiba é elevada a categoria de vila denominada “Nossa Senhora da Guia de Mangaratiba”.
16/01/1764
Mangaratiba se torna freguesia e pertence ao município de Itaguai.
1620
Inicio do povoamento português com Martim de Sá. O povoado produzia açúcar e alimentos destinados ao abastecimento da capitania de São Vicente (a que era pertencente).