História



1970

Construção da rodovia Rio-Santos permitiu valorização urbana através da ocupação de áreas, até então inacessíveis, para construção de residências de finais de semana e férias.

1940

Inicio de construção de loteamentos nas orlas marítimas.

1914

Conclusão da Estrada de Ferro Central do Brasil o que permite um ligeiro progresso econômico devido a exportação de bananas.

1892 a 1914

Mangaratiba tem a economia estagnada.

17/12/1892

Mangaratiba volta a ser restabelecido como município.

1892

Com a construção da Estrada de Ferro Pedro II (ligando Rio de Janeiro e São Paulo) e a abolição de escravatura, Mangaratiba entra em decadência sendo extinto no dia 08/05/1892.

1857

Inauguração da Estrada Imperial – considerada a primeira estrada de rodagem do Brasil. A estrada foi inaugurada por Dom Pedro II.

1831 a 1892

Mangaratiba torna-se importante porto escoador de café e de desembarque de escravos

11/11/1831

Mangaratiba é elevada a categoria de vila denominada “Nossa Senhora da Guia de Mangaratiba”.

16/01/1764

Mangaratiba se torna freguesia e pertence ao município de Itaguai.

1620

Inicio do povoamento português com Martim de Sá. O povoado produzia açúcar e alimentos destinados ao abastecimento da capitania de São Vicente (a que era pertencente).

Propaganda